Comidas Típicas de Festa Junina

21 jun

Em homenagem ao mês de junho, no qual comemoramos a festa junina, essa semana escolhemos algumas das mais tradicionais comidas para o nosso post.

Pé de Moleque

O pé de moleque é um dos mais tradicionais doces da festa junina. Surgido em meados do século XVI, é muito apreciado em todo o território nacional. O pé de moleque consiste na mistura de amendoim torrado com rapadura, mas há algumas variações em seu modo de preparo.

Canjica

A canjica é outro prato que fica mais em evidência no período das festas juninas, mas que é consumido durante todo o ano. É um doce feito de milho (verde ou branco), açúcar e leite. Algumas vezes adicionam amendoim e/ou leite de côco.

Paçoca (de amendoim)

A paçoca é um doce típico do interior de São Paulo. Feita a base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, é tradicional em festas juninas. Devemos lembrar que a paçoca, no nordeste, é o nome de um prato salgado, por isso escrevemos “paçoca de amendoim” no título.

Bolo de Fubá

Um dos mais famosos quitutes de festa junina, o bolo de fubá é famoso além do período das festas, por ser um prato simples de fazer. O número de receitas existentes de Bolo de Fubá é quase impossível de se calcular, pois cada um faz do seu modo, tirando e/ou acrescentando ingredientes.

Pipoca

A pipoca é um salgado derivado do milho (alimentos feitos a base de milho são bastante populares em festas juninas). Como em muitas das receitas populares, há diversos modos de preparo, alguns exemplos: pipoca doce, salgada, caramelada, etc.

Pinhão

Mais um item que pode ser encontrado em diversas receitas durante todo o ano, mas que durante o período das festas juninas ganha muito mais destaque. Para quem não sabe, o pinhão é a semente do pinheiro (brasileiro ou do-Paraná), e sua preparação é bem simples: basta cozinhar e retirar a casca para comê-lo.

E você, concorda com a nossa lista? Colocaria alguma outra comida? Deixe seu comentário.

2 Respostas to “Comidas Típicas de Festa Junina”

  1. Ana 27/06/2011 às 2:51 pm #

    Estas gostosuras de amendoim em festas juninas são maravilhosas.
    Ex: rapadura, pe-de-moleque, paçoca de amendoim… huuuummmmmmmmmmmmmmmm

  2. Camila 13/05/2013 às 12:33 pm #

    Huum…festa Junina é tudo de bom!!!
    Faltou o bolo de milho e o Curau para completar a festa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: