Curiosidades sobre o Carnaval

17 nov

Mais um ano está chegando ao fim, e já é hora de pensar onde passar o seu próximo carnaval. São muitas opções, desde as mais tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador, até algumas pouco convencionais para época, como Santiago ou Buenos Aires. Mas importante mesmo é aproveitar este momento para curtir uma viagem com os amigos, ou relaxar em um resort com sua família. Separamos aqui algumas curiosidades sobre o carnaval para que você possa aproveitar ainda mais essa festa tão especial!

Carnaval - Ala das Baianas

A ala de baianas da GRES Portela no carnaval 2008, Rio de Janeiro.

A data do carnaval é definida de acordo com a Páscoa. A quarta-feira de cinzas cai sempre 46 dias antes do domingo de Páscoa.

A quarta-feira de cinzas surgiu quando a Igreja Católica resolveu reconhecer o carnaval (em 590 d.C.) sem ser um festejo pagão. Era (ou é) o dia para expurgar os pecados.

Máscara de Carnaval de Veneza

Carnaval em Veneza

O primeiro baile de carnaval do Brasil ocorreu em 1840, através da iniciativa de uma atriz italiana, que queria reproduzir por aqui o carnaval de Veneza.

Na década de 60, as pessoas iam fantasiadas de mortos para o carnaval da Bahia, e a fantasia se chamava mortalha. Com o passar das décadas, essas fantasias começaram a ganhar cores e se transformaram nos abadás.

Pessoas de Abadá no Carnaval do Camarote do Reino em Salvador

Carnaval no Camarote do Reino - Salvador

Os quesitos de avaliação para escolas de samba são: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Na década de 30, a ala das baianas era formada somente por homens, que ficavam nas laterais para evitar brigas durante a passagem do desfile.

O carnaval, como espetáculo e atração turística no Rio, começou apenas na década de 60, mas o carnaval aqui no Brasil teve início no Séc. XVI, e a festa era na verdade uma grande guerra d’água.

O maior bloco de carnaval de mundo, o Galo da Madrugada, de Recife, arrasta por volta de 1,5 milhões de pessoas no sábado (ele que abre o carnaval no dia). Mas em seu primeiro desfile, em 1978, apenas 75 foliões estiveram presentes.

Rei Momo do Carnaval de Florianópolis, SC, Brasil em 2005

Rei Momo do Carnaval 2005, Florianópolis

Até 1997, todos os candidatos a Rei Momo deviam pesar ao menos 100 kg. A norma foi descartada para preservar a saúde dos candidatos. O Rei Momo mais pesado da história foi Alex de Oliveira Silva, com 220 Kg.

A primeira música composta especialmente para o carnaval foi a marchinha “O Abre-Alas“, de Chiquinha Gonzaga, em 1889.

Fonte: Guia dos Curiosos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: