Diferenças entre hotel, resort e pousada

24 ago
Resort Nannai

Nannai Beach Resort

Você sempre quis saber qual a diferença de um hotel para um resort, de uma pousada para um flat? Neste post mostraremos quais as principais diferenças entres os tipos de hospedagem, em tipo de estrutura, serviços e tamanho.

O Ministério do Turismo alterou a classificação de hoteis, resorts e pousadas em 2010, e a partir de então, caso você tenha um estabelecimento, é necessário seguir uma série de requisitos para se enquadrar em determinado tipo de hospedagem, além dos critérios para o número de estrelas que você pretende atingir.

Definições:

HOTEL

Hotel Tropical Tambaú em João Pessoa

Tropical Tambaú

Segundo o Ministério do Turismo, um hotel é caracterizado por  ser um “Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária”.

No Brasil temos excelentes opções de hoteis, como o Hotel Villa Mayor, em Fortaleza, o Tropical Tambaú, em João Pessoa e o hotel Ponta Verde, em Maceió.

RESORT

Resort Iberostar Bahia, na Praia do Forte

Iberostar Bahia

Já um resort é classificado da seguinte maneira: “Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento”.

Bons exemplos de resorts aqui no Brasil não faltam: Os Iberostar, localizados na Praia do Forte, o Costão do Santinho em Florianópolis, o Summerville Beach Resort e o Nannai Beach Resort em Muro Alto, entre outros.

POUSADA

Pousada Maravilha em Fernando de Noronha

Pousada Maravilha

As pousadas devem possuir as seguintes características: “Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs”.

Exemplos de pousadas no Brasil: Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha, Pousada Tabapitanga, em Porto de Galinhas e Pousada Capim Santo, em Trancoso.

Vale lembrar também que existem diversas subcategorias de resorts, hoteis e pousadas. Todos estes tipos de acomodações também são classificados pelo número de estrelas, ou seja, quanto mais estrelas tiverem, mais completa é a acomodação. E que também por isso existe muita diferença entre o hotel x e o resort y.

E nas suas viagens, você costuma ficar em que tipo de acomodação? Já ficou ou pretende ficar em tipos diferentes, como hostels e campings? Divida conosco a sua experiência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: