Ecoturismo e Aventura no Brasil

15 jan

O Brasil é um país repleto de atrativos e belezas naturais, sendo um prato cheio para os amantes do ecoturismo e aventura.

O Turismo de Aventura é o tipo de turismo o qual você vai para algum lugar para praticar uma ou mais atividades recreativas que envolvem desafios, como mergulho, rafting, paraquedismo. Já o Ecoturismo é o tipo de turismo que coloca você em contato com a natureza, sem necessariamente ter que realizar algum tipo de atividade de aventura.

Abaixo listamos alguns lugares incríveis pelo Brasil onde você poderá desfrutar da natureza, e se aventurar por água, terra ou ar. Nosso objetivo aqui não é esgotar o assunto, mas sim oferecer um ponto de partida para quem quer se aventurar pelo Brasil, até porque há muito o que falar sobre cada um destes destinos e vários outros que não colocamos nesta lista.

ABROLHOS – BA

abrolhos
O Arquipélago de Abrolhos é conhecido nacionalmente pela grande quantidade de baleias jubarte, que é possível avistar durante a temporada de julho a novembro. Localizada a 70 Km da costa, Abrolhos é protegida pelo Ibama. Além das baleias, mergulhar em suas águas é outro programa recomendado para quem vai para lá.

ALTER DO CHÃO – PA

Alter do Chão

Foto: © Werner Zotz/Embratur

Localizada próxima da cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão atrai um grande número de turistas por causa de suas fantásticas praias de água doce, que surgem principalmente na temporada de vazante dos rios do Pará, normalmente de agosto a dezembro. Com areias brancas, é chamada de “Caribe Brasileiro” por aqueles que a visitam.

BONITO – MS

Bonito/MS

Foto: © Daniel De Granville/Embratur

Localizada em Mato Grosso do Sul, a 280 Km da capital, Campo Grande, a cidade de Bonito não poderia ter outro nome. O lugar é um paraíso de águas cristalinas, com extensa diversidade de fauna e flora e belezas naturais conservadas para admiração dos turistas que desejam ficar em contato e harmonia com a natureza, ou dos que procuram Bonito para a prática de esportes radicais, em busca de aventura, divertimento e lazer.

A grande curtição de Bonito é flutuar nas águas dos rios e olhar para o fundo. Roupas especiais ajudam a flutuar e a correnteza carrega, sem esforço ou perigo. Outra aventura muito procurada é o rafting no Rio Formoso, feito em botes de borracha com capacidade para até 14 pessoas em um percurso de 7 km até a Ilha do Padre, passando por três cachoeiras. Durante o percurso, nas margens do rio, avistam-se macacos, pássaros e, algumas vezes, jacarés ou sucuris que saem das águas e se enrolam em troncos de árvores.

Show a parte em Bonito, são as grutas e cavernas deslumbrantes, enfeitadas pelas estalactites e estalagmites refletidas nas águas limpas e transparentes dos lagos. É isso que esconde Bonito, uma cidade com somente uma rua principal onde se encontram lojinhas e algumas pousadas, mas que é bonita até debaixo d’água.

CANOA QUEBRADA – CE

Canoa Quebrada

Foto: © J. Wagner da Silva/Embratur

Descoberta pelos hippies na década de 70, Canoa Quebrada passou por um grande processo de transformação desde então, mas não perdeu seus encantos, como a hospitalidade nativa e a simplicidade. Os grandes chamativos de Canoa são o passeio de buggy pelas dunas, as falésias vermelhas e claro, a belíssima praia, com seu mar azul-esverdeado. É considerada uma das praia mais bonitas do Ceará.

DELTA DAS AMÉRICAS E LENÇÓIS MARANHENSES – MA

Lençóis Maranhenses

Foto: © Mauricio Moreira/Embratur

O Delta das Américas é uma formação geográfica do Rio Parnaíba, um verdadeiro santuário ecológico formado por dunas, manguezais, rios e muitas ilhas e ilhotas. Os Lençóis Maranhenses são um conjunto de dunas com até 40 metros, e possui esse nome devido a vastidão do seu terreno, que forma verdadeiros lençóis de areia, um visual paradisíaco.

FERNANDO DE NORONHA – PE

fernando-de-noronha
Fernando de Noronha é um dos locais que boa parte dos turistas, sendo eles brasileiros ou não, desejam conhecer. Com algumas das mais belas praias do país, Noronha possui ótimas opções de hospedagem, com diversas pousadas equipadas para garantir o conforto dos que querem aproveitar a ilha.

FLORESTA AMAZÔNICA – AM

amazonia

Fotografia aérea de uma pequena parte da Amazônia brasileira. Foto: Jason Auch/Wikicommons

Denominada por muitos como Pulmão do Mundo, a Floresta Amazônica impressiona pelas suas dimensões gigantescas, pela variedade da fauna e flora, por seus magníficos rios e também pela grande quantidade de povos indígenas que habitam suas terras. Abrangendo cerca de 7 milhões de Km quadrados, a Selva Amazônica ocupa dois quintos da América do Sul. Possui ainda um quinto da água doce de todo o globo e um terço de suas florestas.

ITACARÉ – BA

Itacaré
Localizada no litoral sul da Bahia, bem próxima de Ilhéus, Itacaré possui uma grande variedade de lindas praias, muitas delas desertas e de difícil acesso. Suas praias, com águas verdes e azuis, são bastante procuradas por surfistas, tanto que a cidade é palco de competições internacionais da categoria. A hospedagem na cidade é bem diversificada, desde pousadas simples a resorts luxuosos.

JERICOACOARA – CE

Jericoacoara

Foto: © J. Wagner da Silva/Embratur

Uma das dez praias mais bonitas do mundo. É com esse slogan que podemos definir a beleza de Jericoacoara. Com lindas atrações naturais, como a conhecida Pedra Furada e as Lagoas do Paraíso e a Azul, Jeri também dispõe de uma ótima infra-estrutura para receber os turistas, com pousadas e hotéis a disposição.

PENÍNSULA DE MARAÚ – BA

Península de Maraú

Foto: © Werner Zotz/Embratur

A península de Maraú está localizada bem próxima de Itacaré, e é acessível por meio de travessias marítimas e fluviais. São 40 Km de praias selvagens, mar azul e areia dourada. Há corais em alguns pontos, como em Taipu de Fora, onde na maré baixa se forma uma piscina natural. A região também é considerada um ótimo lugar para quem gosta de ecoturismo, pois possui boa parte da Mata Atlântica preservada e é possível fazer longas caminhadas por suas praias e trilhas.

E você, já se aventurou em um ou mais desses locais incríveis? Conte-nos como foi sua aventura, nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: