As sete maravilhas do mundo [antigo].

26 ago

As sete maravilhas fazem parte da lista mais famosa do mundo, conhecida nos quatro cantos e traduzida para diversas línguas. Escrita pelo grego Antípatro de Sídon, poeta e escritor, a lista relatava construções consideradas incríveis por sua magnitude, levando em consideração tamanho, beleza e riqueza. Neste post iremos comentar um pouco sobre as três primeiras.

Imagem

 

No topo da lista encontramos a famosa Grande Pirâmide de Quéops, a maior e mais antiga das Pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Está localizada no Egito, a 15 quilômetros do sul do Cairo, na cidade de Gizé, com aproximadamente 2,3 milhões de blocos de rocha (cada um pesando em torno de 2,5 toneladas) e mais de 146 metros de altura. Este monumento é considerado o mais pesado já construído pelo homem. Outra característica impressionante é a precisão “topográfica” dessas construções, com variação de nível inferior a 2,5 cm. Imagine só? Outra curiosidade é que a palavra pirâmide não provém da língua egípcia! Formou-se a partir do grego “pyra” (que quer dizer fogo, luz, símbolo) e “midos” (que significa medidas). Com tantas peculiaridades e dados majestosos, não é à toa que ocupa a primeira posição!

Imagem

Em segundo lugar estão os Jardins Suspensos da Babilônia, que receberam este nome não por estarem literalmente suspensos, mas por terem sido construídos em terraços sobrepostos em cima de seis montanhas artificiais. Sim! Foram construídas montanhas para realizar o desejo do rei Nabucodonosor II a fim de homenagear sua esposa preferida, Amitis, que sentia saudades das montanhas de onde havia nascido! Localizava-se às margens do Rio Eufrates, ao sul da Mesopotâmia (600 a. C.), na Babilônia. Pelo caminho até se chegar aos terraços, havia uma escada de mármore e passava-se por um belo cenário entre folhagens, mesas e fontes. Sobre as ruínas da Babilônia ergueu-se, hoje, a cidade de Al-Hillah, a 160 quilômetros de Bagdá, a capital do Iraque.

Imagem

A Estátua de Zeus também faz parte desta lista de maravilhas, ocupando a terceira posição. Com 12 metros de ouro e marfim, e cravejada de pedras preciosas, Phídias esculpiu Zeus sentado em seu trono como forma de homenagear o rei dos deuses gregos. Localizava-se no templo de Olímpia, na Grécia, mas 800 anos depois foi levada para Constantinopla, atual Istambul, e destruída em 462 d.C. por um terremoto.

Na próxima semana, falaremos sobre as outras 4 maravilhas do mundo antigo. Qual delas você acha mais digna de ser chamada de maravilha?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: