Top 5 cafés pelo mundo

28 nov

Imagem

Como todos já sabem, o café é uma bebida apreciada por muitos em todo o mundo. O que diferencia o tipo de apreciação é a forma como é torrado, servido, moído e as vezes, até produzido! É. Em alguns países, o café passa por um processo de “produção” antes de ser torrado ou moído… E é isso que vamos ver neste post!

1 – Indonésia

O kopi luwak foi eleito o primeiro café da nossa lista por ser o mais exótico de todos. Um animalzinho chamado civeta asiática, que vive em plantações da Ilha de Java, faz parte da sua produção. O grão do café é ingerido pelO mamífero, passa pelo processo de fermentação dentro do seu sistema digestivo, as sementes são coletadas das fezes, lavadas e torradas. E aí, você teria coragem de experimentar?

2 – Etiópia

O segundo lugar ficou com a Etiópia. Foi aqui que o café foi descoberto e é por isso que eles fazem da apreciação um momento especial, digno de cerimônia. Uma mulher lava os grãos verdes e mexe-os lentamente sob a fogueira até eles ficarem torrados. Depois ele vai para o pilão para ser amassado até virar pó. Em seguida é colocado em uma garrafa com sistema de fitragem, junto com água fervente. Só então, está pronto para ser bebido.

3 – Iêmen

Em terceiro, pela curiosidade da história, ficou o Iêmen. Conta-se que os árabes ferviam ou torravam as sementes de café para que ninguém conseguisse plantá-las, garantindo assim, o monopólio. Acredita-se que um contrabandista escondeu algumas sementes de café férteis em sua barriga e levou a planta para a Europa e a Ásia.

4 – Itália

Nosso quarto lugar é bem glamouroso: Itália! Foi através de Veneza que o país conheceu e aprimorou esta bebida. Uma das versões criadas foi inventada em Milão: o café expresso, que é conhecido e apreciado no mundo inteiro.

5 – Brasil

Em quinto lugar, porém não menos interessante, temos o Brasil. Começando aos poucos em Belém, no Pará, a bebida chegou ao seu ponto máximo no sudeste do Brasil, pois o mundo inteiro tinha uma demanda enorme, o que fez do país principal exportador do grão. Tão importante que uma ferrovia foi construída para levar a produção do estado de São Paulo até o Porto de Santos. Hoje o café continua forte e o Brasil segue como principal produtor mundial.

E você? Qual destes já experimentou e qual teria coragem de experimentar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: