Os feriados de 2014 (1º semestre!)

15 jan

Imagem

É! 2014 já começou e, com certeza, várias promessas de fim de ano já podem começar a sair do pensamento e serem colocadas em prática (porque afinal de contas, este ano você pretende cumprir todas as promessas que fez na virada, não é mesmo?!). Se divertir mais, viajar, curtir mais momentos com quem realmente te faz feliz e relaxar são itens que sempre entram nestas relações de desejos para um ano melhor do que o anterior. E como sabemos que este ano que se inicia trouxe uns feriadões bons para emendar e viajar, nós vamos te ajudar com a lista de feriados de 2014 para já se programar para colocar o pé na estrada! 

1° de janeiro: Confraternização Universal (quarta-feira)

Nos países que utilizam o calendário gregoriano, este é o primeiro dia do novo ano que se inicia. Além de ser o Dia da Confraternização Universal é também o Dia Mundial da Paz. Feriadinho ótimo para relaxar da agitação do Réveillon e colocar os planos para o ano em ordem. E já começar a programar a próxima viagem!

3, 4 e 5 de março: Carnaval e Quarta-feira de Cinzas (segunda a quarta-feira)

Este é o feriado que mais anima a maioria dos brasileiros, mas poucos sabem que ele se originou na Grécia. Era a forma dos gregos agradecerem aos deuses pela fertilidade do solo e tinha o nome de “currus navalis” que significava “carro naval”, baseando-se nas tradicionais comemorações do início da Primavera. Tornou-se uma comemoração católica somente a partir de 590 anos depois de Cristo. A partir daí foi adotada outra teoria sobre a origem do termo “carnaval”, que vem do latim “carne vale” e quer dizer “adeus à carne”. Neste período eles se fartavam de comida e de prazeres, devido aos 40 dias em jejum (Quaresma) que os católicos teriam que passar antes da chegada da Páscoa. Já a forma atual de comemorar o carnaval que conhecemos nasceu por volta do século XIX, tendo Paris como modelo de seus desfiles de fantasias e máscaras. Mas foi somente quando chegou ao Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, que adquiriu seu jeitinho todo especial, acrescentando as escolas de samba aos desfiles. Já o feriado de Quarta-feira de Cinzas nasceu por causa do calendário cristão ocidental, que conta 40 dias (sem contar domingos) antes da Páscoa e marca o início do período da Quaresma. As cinzas, neste caso, representam a reflexão sobre a vida, sobre a fragilidade humana, lembrando-se que somos sujeitos à mortalidade.

Para quem gosta de folia e diversão, é um ótimo feriado para viajar para o nordeste do Brasil e curtir os imensos blocos de rua que contam com trios elétricos e muita música. Já quem prefere relaxar e fugir dessa agitação, o exterior é um pouco mais procurado. Tem opção de viagem para todos os gostos, mas viajar é sempre bom!

18 a 21 de abril: Paixão de Cristo e Tiradentes (sexta a segunda-feira)

Conhecida também como “Sexta-feira Santa” ou “Sexta-feira da Paixão”, é a sexta que precede o domingo de Páscoa. Para os cristãos, é o terceiro dia desde a morte de Cristo. Este é um feriado que não tem data específica, sendo considerado móvel. Já o feriado de Tiradentes, faz menção a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como mártir da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias Militares dos Estados. Ganhou esse apelido devido à profissão que aprendeu com seu tio, também dentista. Teve até uma cidade renomeada em sua homenagem, a antiga Vila de São José do Rio das Mortes. Neste feriadão, os pacotes nacionais de semana santa fazem sucesso, e destinos como Buenos Aires e Montevidéu são bem procurados.

Buenos Aires - Argentina

Buenos Aires – Argentina

1° de maio: Dia Mundial do Trabalho (quinta-feira)

Este feriado é comemorado devido a uma manifestação ocorrida nos Estados Unidos, nas ruas de Chicago, que tinha como intuito reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8h diárias. Depois de muitas outras manifestações, ano a ano, este dia foi considerado por muitos países, o dia que os trabalhadores conseguiram alcançar seu objetivo. Neste mesmo dia, em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). E é por isso, para comemorar todos os outros dias trabalhados, que todo mundo merece uma viagem incrível neste dia. Nada melhor do que curtir alguns momentos relaxantes em algum lugar paradisíaco! Você merece esse descanso!

19 de junho: Corpus Christi (quinta-feira)

Também um feriado católico, é uma expressão latina que significa o Corpo de Cristo e tem como símbolo o acontecimento da Santa Ceia. Para comemorar esta data, em diversos lugares são confeccionados tapetes pelas ruas para enfeitá-las com vários tipos de material. E já que é feriadão, aumente a sua diversão. Vá viajar! Conhecer novas culturas e diferentes comemorações.

E você? Para onde gosta de viajar nos feriados? Gosta de mais agitação ou tranquilidade? Compartilhe aqui as suas experiências.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: